Atualizações

[COLUNA] De autora para leitora, um apelo.

Como leitoras, sabemos como é chato acompanhar uma fanfic onde a autora coloca uma meta de comentários em um capítulo para poder postar o capítulo seguinte, ou então como se torna maçante ler sempre a mesma coisa “comentem por favor!”, principalmente quando estamos imersas dentro da narrativa e só queremos avançar os capítulos e descobrir o que vai acontecer com os personagens. Admito que, por muito tempo, eu fui uma leitora fantasma e preguiçosa. No meu coração eu fazia inúmeros comentários, mas as autoras nunca souberam tudo o que as fanfics que elas escreveram causaram em mim.

Um erro gigantesco, mas eu só soube que estava errando quando me tornei autora e descobri como era estar do lado de cá.

E vou ser sincera, é um tanto triste e decepcionante ver as leituras/acessos crescendo e não receber nem um mísero “continua”. Claro, é ótimo saber que o que a gente escreve está sendo lido por alguém além de nós mesmas e nossas betas. Mas nada se iguala a receber um comentário, por menor e mais simples que seja.

Lembro claramente do primeiro comentário que eu recebi quando postei a minha primeira fanfic. Tinha apenas uma linha, mas a leitora pontuou que tinha adorado o primeiro capítulo e que estava ansiosa pela continuação. E eu mandei mais capítulos, ela continuou comentando e se tornou um rosto conhecido para mim, ganhou um pedacinho do meu coração por sempre deixar uma linha ou duas sobre o que estava sentindo enquanto lia o que eu escrevia.

Comentários não são apenas números. Quando uma autora incentiva as leitoras a comentarem, pede para que deixem opinião, quer saber o que estão achando… não é por status. É puramente para saber o impacto que ela tá causando na pessoa que está lendo as palavras dela. Se é um impacto bom, se ela tá despertando algum sentimento ou se ela precisa trabalhar melhor algum ponto e melhorar de alguma forma. Enquanto lê, você sabe o quanto gosta de tal história e o tanto que gostaria de conhecer e proteger aqueles personagens. Mas a autora não tem noção e do lado de cá, é difícil acreditar que se está fazendo algo certo, quando ninguém fala nada.

Quando você comenta, além de estar valorizando o trabalho daquela fanfiqueira, ainda a incentiva a continuar escrevendo para você. E receber atualização daquela fanfic favorita é uma das melhores coisas do mundo, não é?

Comentem, isso transforma o dia de toda autora.

Escrita por Grazie S.